ETA
Consiste no tratamento físico-quimico da água captada de poços artesianos, que abastece todo parque fabril, atendendo todos os parâmetros de potabilidade, conforme a portaria MS nº. 518 de 25 de março de 2004.
Tratamento de Água
Lago tratado dentro das dependências do Parque Fabril do Grupo MBP com preservação de espécies da fauna e flora local
Conservação de Energia
O programa para Conservação de energia também é aplicado diariamente. A matriz do Grupo possui, em seu Parque fabril, três geradores a óleo diesel compatível com sua necessidade de complemento de consumo, e no vestiário existe um sistema de aquecimento solar, que utiliza uma fonte de energia gratuita, limpa e ecologicamente correta.
Preocupações do Grupo MBP
Melhoria de seus equipamentos produtivos; proporcionando considerável diminuição no uso de energia elétrica.
Otimização da luminosidade, através do máximo aproveitamento da iluminação natural; com uso de telhas translúcidas nos galpões industriais, reduzindo em 80% o consumo de energia.
Implantação do sistema de exaustão eólico, melhorando a ventilação natural nas áreas de produção.
Uma preocupação do Grupo MBP
A Metalúrgica Barra do Piraí S/A mantém toda sua área de produção, circulação e escritórios administrativos em perfeitas condições de trabalho e uso, com limpezas regulares, higienização de banheiros, vestiários e refeitórios, assim como a limpeza semestral de caixa d’água, conforme Lei 1893/91-RJ, por empresas registradas no Instituto Estadual do Ambiente – INEA.
O Grupo MBP, como fornecedor de serviços de transformação e beneficiamento do aço, o utiliza de maneira consciente e sem desperdícios, priorizando suas características sustentáveis com a utilização da melhor matéria prima, proporcionando a reciclagem da sucata com uma maior qualidade de aproveitamento. O cadastro junto ao INEA , através da emissão de Manifesto de Resíduos, possibilita às empresas recuperadoras, também cadastradas no mesmo órgão, o reaproveitamento dos resíduos gerados nos Parques de Produção do Grupo MBP.